Buscar

Dia do Comerciante

O Dia do Comerciante é comemorado hoje, 16 de Julho, no Brasil. A data foi instituída em 1953 pelo então presidente do Senado, João Café Filho, em homenagem a José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, nascido em 16 de julho de 1756.

Figura histórica do Brasil Colônia e reconhecido pela sua visão econômica teve influência decisiva para que, em 1808, D. João VI abrisse os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas. Com uma hist´ria que passou pelos mascates, prosseguiu com os pequenos e médios comerciantes e que hoje chega aos grandes grupos econômicos nacionais e internacionais, o comércio no País responde por 50,4% do nosso Produto Interno Bruto (PIB).

Em Anápolis, vale ressaltar a contribuição Sírio-Libanesa para o Desenvolvimento de Anápolis - 1907 a 1949 - desde sua origem, marcada pela presença árabe. Em 1880, quando a cidade não passava de um povoado, já circulava nas fazendas da região, vendendo mercadorias o libanês Charrud Spir, conhecido como "Joaquim Turco".

Nesta data, nosso reconhecimento também aos comerciários que representam o suporte necessário para que as empresas possam empreender e fazer a economia girar.